SÁBADO, PLAYLIST ESPECIAL COM OS SUCESSOS DE ALCIONE NA WEB RÁDIO MIS RJ
- 23/11/2024
Seguindo com a nova série de playlists semanais, a Web Rádio MIS RJ lança mais uma especial neste sábado (23), com grandes sucessos de Alcione em três horários diferentes: 9h, 15h e 21h. No balanço da “Marrom”, clássicos inesquecíveis de uma das mais consagradas sambistas do Brasil.
Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, que idealizou a Web Rádio há três anos para divulgar o rico acervo da instituição para a sociedade, “essas playlists compartilham verdadeiros tesouros que o setor sonoro salvaguarda com milhares de itens da Música Popular Brasileira. E Alcione, nossa encantadora “Marrom”, com sua voz grave e inconfundível, merece destaque especial”.
Alcione Dias Nazaré nasceu em São Luís, no Maranhão, em 21 de novembro de 1947, e completou 77 anos recentemente. Cantora, instrumentista e compositora, começou ainda adolescente a tocar diversos instrumentos de sopro, ensinada pelo seu pai, João Carlos, professor de música e mestre de banda da Polícia Militar. Desde essa época gostava de soltar a voz para encanto dos familiares e amigos. De lá pra cá, construiu uma trajetória de sucesso e se tornou, em mais de 50 anos de carreira, uma das maiores intérpretes do país.
Em 28 de março de 2012, deixou registrado no MIS RJ a sua história de vida e profissional quando gravou o seu Depoimento para a Posteridade, narrando em primeira pessoa a sua infância e adolescência no Maranhão, o contato com a música, os instrumentos que aprendeu a tocar, a formação de professora, a vinda para o Rio de Janeiro, a passagem pelo “Beco das Garrafas” como cantora da noite, as turnês internacionais, os discos de ouro conquistados e a paixão pela Estação Primeira de Mangueira. Além desse histórico depoimento, o setor sonoro do museu possui cerca de 100 itens sobre a cantora.
Se você gosta de música e deseja conhecer e pesquisar mais sobre a Alcione, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 23/11/2024 por Márcia Benazzi



