PODCAST DO MIS RJ SOBRE SAMBA COM O JORNALISTA PEDRO PAULO MALTA, ESTREIA HOJE, 6 DE MARÇO!
- 06/03/2025

"Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar
Quando eu não puder pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas não puderem aguentar
Levar meu corpo junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar"
(Canção "Não deixe o samba morrer", de Alcione, lançamento para o álbum "A voz do samba", 1975, composição de Edson Conceição e Aloísio Silva.)
Esse verdadeiro hino de amor ao samba, da querida "Marrom", se tornou um dos seus maiores sucessos na década de 70! Passados cinquenta anos, continua emocionando, conquistando gerações e tem tudo a ver com o Podcast Imagem Som e História sobre SAMBA, com o jornalista Pedro Paulo Malta. A estreia é hoje (6/3), na Web Rádio MIS RJ, em três horários: 9h, 15h e 21h.
"Como uma das mais importantes expressões da cultura brasileira, o samba está muito bem documentado no acervo do MIS RJ, são milhares de itens distribuídos em diversas Coleções. É com muita satisfação que disponibilizamos esses três episódios do podcast com o Pedro Malta, que é um especialista no quesito samba e um parceiro do museu. Levar informação de qualidade para a sociedade é o nosso objetivo, como uma instituição que valoriza e preserva um dos maiores símbolos da identidade nacional: o samba", afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Além de jornalista, Pedro Paulo Malta é radialista e pesquisador da música brasileira, especialmente o samba e suas vertentes. Atualmente, atua como coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral da Cidade. Quero destacar a sua fala que abre o primeiro episódio - "Eu agradeço o convite de vocês para conversar sobre esse assunto que é uma paixão, é muito mais que um tema, é uma paixão pra gente". Respondendo a primeira pergunta sobre as origens musicais do samba, Pedro falou sobre as raízes afro-brasileiras; o que era a Pequena África na cidade do Rio de Janeiro, que englobava várias regiões como a Gamboa, Santo Cristo, Cidade Nova, Catumbi, Estácio; o contexto político do período pós abolição que propiciou o intenso fluxo migratório para o Rio, de populações negras que vieram da Bahia, de Pernambuco, de outras partes do país, e que se concentravam nessa área da Pequena África, especialmente da Praça XI, um local de efervescência cultural muito grande, de encontro dessas culturas diferentes. E prosseguiu explicando - especialmente com os povos que vieram do nordeste, como o baiano que trouxe o samba-de-roda, a chula, e algumas manifestações que, no Rio de Janeiro, vão dar num fruto lindo como os ranchos carnavalescos, que existiam até os anos 50 e 60, e que é umas das células que deu origem às escolas de samba. Pedro Paulo Malta discorreu sobre muitos assuntos relacionados ao SAMBA, e esse pequeno trecho inicial da conversa é uma das muitas histórias abordadas pela equipe do museu que conduziu o podcast, os historiadores, Matheus Freire e Carlos Filho, e a jornalista Márcia Benazzi.
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro possui rico material sobre samba em todos os setores: sonoro, biblioteca, audiovisual, textual, partituras, iconográfico e tridimensional, com milhares de itens à disposição do público. Lembrando que uma das fontes primárias fundamentais para a compreensão desse universo é a série histórica, Depoimentos para a Posteridade, que desde 1966, registra os testemunhos orais dos maiores baluartes e bambas do samba nacional, em que destaco Donga (Ernesto Joaquim Maria dos Santos), o autor do primeiro samba gravado no Brasil, "Pelo telefone", mas temos também, Pixinguinha, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, Paulinho da Viola, Mário Lago, e muitos outros. Para pesquisar, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
O Podcast Imagem Som e História, com a participação especial do jornalista e pesquisador Pedro Paulo Malta, foi produzido por Carlos Filho, setor de Memória; Matheus Freire, setor Institucional; Márcia Benazzi, Comunicação; Renato Alencar, sonoplasta; André Luis, responsável pela gravação no estúdio Chacrinha; Elson Ribeiro, Mídias Digitais e Vitor Sant'Anna, Designer. Se você gosta de samba e quer saber mais sobre o ritmo musical que representa a identidade cultural brasileira, fique ligado nos dias de exibição: o primeiro episódio vai ao ar hoje, quinta-feira, 6 de março, os outros dois episódios serão exibidos na sequência, sexta-feira e sábado, sempre em três horários: 9h, 15h e 21h.
Publicado em 6/3/2025 por Márcia Benazzi
#Compartilhe