A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO MUSEU É O DESTAQUE DA ACADEMIA MIS RJ DE CULTURA 2025

  • 10/03/2025

A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO MUSEU É O DESTAQUE DA ACADEMIA MIS RJ DE CULTURA 2025

Hoje (10), aconteceu a segunda palestra da Academia MIS RJ de Cultura 2025, sobre a importância da preservação e difusão da memória institucional do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que completa nesse ano, 60 anos da sua fundação.

“Essa segunda edição propõe um novo olhar sobre a experiência individual do servidor que se soma ao coletivo, de como o MIS RJ é compreendido e trabalhado internamente para depois ser compartilhado com a sociedade. Como podemos melhorar a oferta dos nossos serviços diários para atender com excelência as demandas solicitadas pelos pesquisadores e o público em geral”, afirmou o presidente da instituição, Cesar Miranda Ribeiro.

Os historiadores Matheus Freire e Carlos Filho destacaram durante a apresentação que, ao longo de quase 60 anos, o museu acumulou milhares de documentos que registram sua trajetória e suas múltiplas atividades. A organização e a segurança desse patrimônio são responsabilidades do Setor Institucional, que assegura a preservação da própria história do MIS RJ, garantindo a integridade e a acessibilidade desses registros. O setor de Memória foi criado na atual gestão do presidente Cesar, e tem como missão desenvolver projetos e ações voltados à valorização e à disseminação da memória institucional. Já o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, é a principal interface entre o público externo e os setores técnicos do MIS RJ. Sua atuação visa democratizar o acesso ao acervo e ampliar a difusão das riquezas documentais da instituição, aproximando pesquisadores e o público da vasta história preservada pelo museu.

Cada um desses tópicos foi detalhadamente explicado inclusive, com um retrospecto da inauguração do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 3 de setembro de 1965, pelo então governador da Guanabara, Carlos Lacerda. E, voltando ainda mais no tempo, em 1922, quando a sede da Praça XV abrigou o pavilhão do Distrito Federal para a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil. O MIS RJ é história, memória, acervo, educação, e um dos mais importantes patrimônios na preservação e valorização da rica herança cultural do país.

O projeto da Academia MIS RJ de Cultura 2025, tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre os servidores e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento interno da instituição. O diferencial para esse ano é a disponibilidade de 5 vagas para a sociedade participar, basta para isso se inscrever, acessando o formulário https://www.rj.gov.br/servico/inscricao-na-academi...

Lembrando que os encontros são mensais, às segundas-feiras, das 16h às 17h30, período em que o museu permanecerá fechado ao público. A terceira aula já tem data para acontecer, 7/4/2025, com a temática: a importância da Comunicação do MIS RJ e suas ações, aproximando o público, cariocas e fluminenses, a mídia e os pesquisadores, de todos os projetos desenvolvidos pelo museu.

Publicado em 10/03/2025 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Ano Bom

Hamilton de Holanda Quinteto

top2
2. Benzinho

Hamilton de Holanda

top3
3. Pérolas

Hamilton de Holanda

top4
4. Deus É Amor Pra Tudo Que É Fé

Hamilton de Holanda

top5
5. O Vôo Da Mosca

Hamilton de Holanda

Anunciantes